PESQUISA E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

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 1) Pesquisa de Potencial de Mercado

A Pesquisa de Potencial de Mercado minimiza riscos e aumenta oportunidades, identificando volumes, valores, demandas e expectativas do Mercado alvo. Além disso, avalia a atratividade do negócio proposto, levando em conta outras marcas e toda estrutura competitiva do mercado que será explorado.

 

2) Pesquisa de Imagem e Posicionamento da Marca

A Pesquisa de Imagem e Posicionamento identifica o quanto a sua empresa e a sua marca constroem de admiração em seu mercado. A percepção do valor da marca tem componentes racionais e emocionais, que devem ser avaliados em sua relevância para o processo de decisão da compra. Tais componentes são avaliados através desta modalidade de pesquisa.

 

2.1) DNA da Marca

Dentro do conceito de imagem e Posicionamento, outro difrencial do Grupo Datacenso é o trabalho de DNA da Marca. Trata-se de um estudo de construção (ou de resgate) realizado entre mediadores e gestores para traduzir o “código gentético” (DNA) da sua empresa, ou seja, aquilo que irá identificá-la e diferenciá-la entre todos os seus públicos de interesse.

Daqui partem os alicerces de uma marca de valor, uma lovemark!

 

2.2) Análise em ambientes Digitais

2.2) Índice de Sentimento Mídias Sociais

Este indicador demonstra o resultado médio da menções positivas, negativas e neutras que uma determinada marca possui nas redes sociais.

O relatório demonstra também o aumento ou queda no índice em diferentes períodos por meio dos dados e análise de conteúdos os outliers, analisados separadamente.

 

2.2) Índice de engajamento Mídias Sociais

Este indicador demonstra o nível de engajamento de uma marca na rede social considerando o compartilhamento, comentários e opção curtir.

O cálculo do índice é uma relação entre o alcance e as interações.

 

3) Pesquisa de Comportamento de Consumo

A Pesquisa de Comportamento de Consumo é, na grande maioria dos casos, realizada através da combinação dos métodos tradicionais de pesquisa com ferramentas de Neuromarketing, e possibilita um entendimento não apenas do consciente, mas do inconsciente do consumidor. São analisadas reações neurológicas do consumidor perante a determinados estímulos externos, utilizando ferramentas de alta tecnologia como Eye Tracking, Face Reading, entre outros. Estas análises, quando trabalhadas em conjunto com pesquisas qualitativas e quantitativas, permitem a ciração de produtos, serviços e campanhas de comunicação, de forma mais eficaz e assertiva, embasadas na essência do comportamento do consumidor por meio da neurociência.

 

4) Pesquisa de Preços

A pesquisa de Preços monitora os preços praticados pelo mercado e os compara com a oferta da sua empresa. A gestão de preços é de fundamental importância para entender a imagem e posicionamento da empresa perante o mercado, e contribui para uma análise mercadológica estratégica visando aumentar mendas e market share, agregando valor e gerando vantagem competitiva.

 

5) Pesquisa de Lançamento de Produtos

A Pesquisa de Lançamento de Produtos busca entender se a intenção da empresa ao lançar um produto, considerando suas características e benefícios, está de acordo com as necessidades e desejaos do mercado. O estudo identifica as oportunidades de melhoria avaliando o nome, design, aparência, conteúdo e percepção de preço, contribuindo para formatação ideal do produto ou serviço de acordo com o mercado, através de pesquisa qualitativa.

 

6) Pesquisa de Satisfação de Clientes

A ) Pesquisa de Satisfação de Clientes mede o sentimento dos seus clientes ativos e inativos em relação à qualidade dos produtos e serviços entregues. Determina quais os fatores de sucesso estão associados aos níveis de recomendação e recompra, bem como os fatores que precisam ser trabalhados para geração de diferencial competitivo. O resultado determina quais atributos ajudam ou atrapalham na relação da marca com seu público-alvo, possibilitando a elaboração de estratégias assertivas.

 

6.1) Termômetro da Felicidade

Utilizando as tecnologias de Neuromarketing Eyetracking e Face Reading, o Termômetro da Felicidade é um indicador que permite identificar, através de microexpressões faciais, o perfil e sentimento do público-alvo no PDV. Este estudo permite que o lojista desenvolva campanhas estrategicamente direcionadas ao consumidor final. Além disso, é possível determinar:

  • Horários de maior concentração;
  • Nível de atenção e atratividade do shapper em áreas estabelecidas;
  • Probabilidade e tendência de consumo;
  • Registro e Análise de até 5 emoções;
  • Identificação do perfil (gênero e idade);
  • Contagem de fluxo totalmente atualizada e em tempo real.

 

7) Pesquisa de Pré-Lançamento de Campanhas de Comunicação

A Pesquisa de Pré-Lançamento de Campanhas de Comunicação procura avaliar se o conteúdo proposto pela campanha estimula o cliente e demonstra os benefícios prometidos. O estudo orienta os gestores a entender se a criação do valor da marca deixa claro o posicionamento e a intenção da campanha quanto a sua promessa junto ao público-alvo, e com isso permite a geração de um conteúdo mais customizado.

 

8) Pesquisa de Geomarketing

A Pesquisa de Geomarketing promove a análise dos dados mercadológicos de clientes e não clientes em seu contexto geográfico. Orienta empesas e gestores na elaboração de planos de ação de marketing e venda, bem como no processo de tomada de decisão através da identificação dos seguintes aspectos:

  • Concentração do público-alvo em áreas ainda não atendidas;
  • Locais com potencial para novos canais de atuação;
  • Perfil do consumidor potencial, entre outros.

 

9) Pesquisa de Cliente Oculto

O Pesquisa de Cliente Oculto é uma ferramenta estratégica que monitora a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa e da concorrência, através da simulação de compra pessoal, via internet, e-mail e telefone.

O resultado deste estudo permite ao gestor fazer uma análise comparativa das ofertas em seu mercado de atuação, e elaborar um plano de ação focado no atendimento de seus colaboradores e em outros aspectos que podem impactar na decisão de compra do consumidor.

Benefícios da pesquisa:

  • Sensibilização e orientação do quadr sobre o padrão de excelência de atendimento;
  • Quebra de paradigma e comportamento pré-estabilecidos;
  • Manter a equipe orientada para o cliente;
  • Imparcialidade;
  • Melhorias nos resultados de vendas e na satisfação do cliente.

 

10) Pesquisa de Endobranding

A Pesquisa de Endobranding, ou ainda Pesquisa de Clima Interno Organizacional, serve não só para diagnosticar as percepções das pessoas com relação à liderança, política interna, colegas e empresa como um todo, mas como instrumento estratégico para potencializar, serve não só para diagnosticar as percepções das pessoas com relações e comprometimento com os resultados, fortalecendo uma identidade interna a ser compreendida e valorizada por todos os colaboradores de uma organização. Ainda, é uma forma da instituição vender, humanizar e difundiruma mensagem, conceito, ou uma ideia aos seus colaboradores.

 

11) Consultoria em Inteligência de Mercado e Marketing

O Núcleo de Consultoria em Inteligência Data Edu possui o expertise necessário para orientar as organizações focadas em decisões inteligentes relacionadas à gestão estratégica. Os núcleos DatCenso e DataEdu, embora distintos em suas operações e atuando em conjunto ou independentes, se complementam. O grupo Datacenso é pioneiro nesta metodologia de trabalho em Pesquisa e Inteligência de Mercado. Com foco na qualidade das informações levantadas, oferece muito além de dados estatísticos, mas informações inteligentes e construtivas para que seus clientes gerem diferencial competitivo em seus mercados de atuação.

 

11.1) PEM – Planejamento Estratégico

O Grupo Datacenso conta com uma equipe de consultores altamente qualificados e com vasta experiência em Gestão Empresarial.

Consultoria em planejamento estratégico de marketing visando propor ferramentas modernas e eficientes adequadas para a solução de problemas, agregando valor ao seu negócio.

11.2) CRM – Customer Relationship Management

O CRM possui o objetivo de atrair novos clientes, gerenciar o relacionamento com os atuais e reestabelecer o relacionamento com os cliente inativos. Como o consumidor é estimulado, quando e porquê compra e como usa o produto ou serviço são informações chave para uma boa gestão do relacionamento com o consumidor.

 

11.3) PDV – Ponto de Venda Assertivo

Estratégias de Marketing promocional, aumentado em até 73% as vendas.

  • Identificar fatores que irão ser decisivos para o seu cliente sentir-se confortável em seu PDV e possa ser um cliente em potencial
  • Consultoria e Análise de ambientes/logistas;
  • Análise sensorial-sinestesia aplicado ao PDV incluindo 5 sentidos;
  • Neuromarketing-como a neurociência aplicada a gestão poderá impactar seu cliente.

 

11.4) Cursos e Palestras

Capacitação customizada de alta performance com cursos de curta e media duração, no modelo GBA, para gestores e líderes da sua empresa. Curso e Palestras que abrangem os mais diversos temas acerca de marketing Estratégico e Pesquisa de Mercado. A abordagem didática busca adaptar-se de acordo com os pontos identificados nas pesquisas realizadas, desta forma gerando oportunidades de aprimoramento, como por exemplo:

  • Gerenciamento de Equipes;
  • Gestão do Atendimento ao Cliente;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing Pessoal, entre outros.